Alho

O alho é um bulbo comestível amplamente utilizado na culinária. Há registro de seu uso desde a época dos faraós, como medicamento para as mais variadas moléstias.

Você sabia que o consumo de 1 dente de alho por dia traz inúmeros benefícios para saúde?


O alho (Allium sativum) está na lista de fitoterápicos da ANVISA e é considerado um alimento funcional,  pois além de nutrir, traz benefícios para saúde, podendo agir na redução do risco de doenças. Contém um composto sulfurado chamado alicina, que auxilia na diminuição da pressão arterial por aumentar a elasticidade dos vasos e consequentemente melhorar a circulação, e ainda reduz o LDL, popularmente conhecido como colesterol ‘ruim’ e diminui os triglicerídeos. Contém cálcio, ferro, fósforo, selênio, alfa-tocoferol e vitamina C.

E mais, o alho quando consumido regularmente e na quantidade adequada, só traz benefícios para o organismo, pois tem propriedade antibiótica, antifúngica, antiviral e melhora o sistema imune, prevenindo gripes e resfriados, além de exercer atividade cardioprotetora.

Os estudos científicos identificaram a presença de vários compostos que agem terapeuticamente no tratamento de parasitoses, desconfortos gastrintestinais, dislipidemias, verminoses intestinais, na doença hipertensiva, cardiovascular, câncer, além de atividade antiinflamatória, antimicrobiana, e antiasmática.

Para aproveitar todos esses benefícios que o alho proporciona, devemos consumí-lo in natura diariamente, ou seja, alho de verdade, não aqueles potinhos prontos de alho picado vendido em supermercados. Se por um lado a industrialização nos trouxe facilidades dos alimentos prontos, por outro, esses alimentos embalados e pronto para o consumo, muitas vezes, perdem as propriedades nutricionais, no caso do alho, infelizmente a alicina se perde nesse processo. Então aí vai uma dica para facilitar a parte mais chata disso tudo: descascá-lo.

Retire os dentes de alho do bulbo e deixe de molho em água por 10 minutos. 

Após esse tempo, ao descascar, a casca soltará com facilidade. 

A recomendação de consumo diário, segundo a American Dietetic Association, é de 600 - 900mg/alho/dia, que equivale a 1 dente de alho cru. Mas o consumo cru nem sempre é possível , portanto, após espremer, deixe descansar 10 minutinhos antes de refogar para "vedar" e conservar as propriedades nutricionais.  

2 comentários: