Antepasto de jiló


Apesar de chamá-lo de legume, o jiló (Solanum gilo) é um fruto, sim, isso mesmo!! 
Tem um gosto peculiar, é muuuito amargo. Com jiló, não tem mais ou menos, ou a pessoa adora ou odeia. Eu particularmente não gostava muito não, comia porque fazia bem, mas depois dessa receita que a tia Rê - Regina - me apresentou, mudei totalmente minha opinião... Mas, vamos ao que interessa...por que experimentar jiló? o que ganho com isso? mas por queeeee comer jiló?? Ele é extremamente benéfico para saúde...



Contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, principalmente tiamina,  além de possuir em sua composição a luteína, importante carotenóide, que tem função antioxidante no combate aos radicais livres. Atua de forma benéfica no combate a aterosclerose, diminui o colesterol, diminui o risco de doenças cardiovasculares e na prevenção de câncer. 

O jiló é indicado para quem quer eliminar uns quilinhos, pois contém boa quantidade de fibras, responsável pela maior saciedade e pouquíssimas calorias, em 4 colheres de sopa, que equivale a 100g têm só 30 calorias!

É ótimo para quem tem problemas digestivos, pois o sabor amargo estimula as glândulas salivares, indicado para quem tem halitose (mau hálito), pois a saliva "extra" tem propriedade bactericida, diminuindo o odor desagradável. E por fim, é muito bom para detoxificação do fígado, auxiliando no tratamento de doenças hepáticas.



Receita fácil, rápida e saborosa:

6 jilós cortados em fatias finíssimas
4 alhos* amassados (retirar o miolo - foto acima- para não ficar com sabor forte)
1 cebola ralada
1 limão espremido
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
Azeite extra virgem
Sal 

É só misturar tudo e esperar uns 30 minutinhos antes de servir. 

* Saiba mais sobre os benefícios do alho aqui.


Delícia, simplesmente surpreendente!!!!

Duvido que depois dessa receita você não mude de opinião ;)

Um comentário:

  1. Realmente, eu tambem não comia jiló.Experimentei esta iguaria pois falaram que não era amargo. De fato não é amargo é uma delicia.Incrivel.
    Lidia

    ResponderExcluir