Espinafre


Você já deve ter ouvido a frase: "Coma esse espinafre para ficar forte igual ao Popeye", pois é,...óbvio que o espinafre não é responsável pela super força desse personagem, afinal é um desenho, mas traz sim, inúmeros benefícios para nossa saúde...


É riquíssimo inúmeras vitaminas e minerais; contém vitamina A, vitamina E, vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, principalmente B1, B2, B6, ácido fólico, fósforo, selênio, zinco, magnésio, manganês, iodo, cálcio, ferro, cobre e potássio. E ainda, suas folhas são ricas em flavonóides, que têm propriedades antiinflamatória e antioxidante. 

O espinafre contém ácido oxálico, substância antinutricional que diminui a absorção do ferro e cálcio, os principais nutrientes dessa verdura fantástica. 

Mas o que podemos fazer para inverter essa situação? O ferro é melhor absorvido na presença de vitamina C, portanto, tempere o espinafre com salsinha que é riquíssima em vitamina C, assim como o pimentão...ou então incluir na sobremesa uma laranja também é tudo de bom! 

E mais, o procedimento a seguir diminui a quantidade do ácido oxálico:

Lave o espinafre em água corrente (folhas e talos)
Coloque o espinafre já lavado em uma bacia e acrescente água fervente.


Tampe e deixe de molho por 10 minutos. 

Escorra a água e esprema o excesso com as mãos. 
(essa água sai escura e com odor não muito agradável)
Prontinho, é só utilizar nas preparações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário