Cará moela

Alguém conhece esse tubérculo? Eu nunca havia visto ou se quer ouvido falar quando ganhei da minha paciente e fornecedora oficial de legumes da feira de domingo Noara:
"Thais, você já experimentou o cará moela? 
Hein? Quem? Que é isso? Pensei: que coisa estranha...
Toma, leva para você provar, use como substituto da batata.
Obrigada." e ainda ganhei uns carás, que em breve vou colocar o post no blog.

Olha eles aí, é um tubérculo beeeem diferente, achei que parecem um ser pré histórico.
   
O cará moela (Dioscorea bulbifera) é conhecido popularmente por outros nomes: cará do ar, cará voador, cará de sapateiro, cará aéreo, cará de árvore, cará de rama...


Tem a composição nutricional semelhante ao cará e inhame, é nutritivo e é ótima fonte energética, por ser rico em carboidrato, contém boa quantidade de fósforo, além de ser saudável. Existem vários tipos e tamanhos de cará moela, a polpa pode ser amarelada, esverdeada ou arroxeada.

Queria fazer uma receita para sentir o sabor desse trem, não queria que outro ingrediente mascarasse seu sabor, fiz assim: descasquei o cará moela e tinha uma cor amarelada, em alguns segundos começou a ficar esverdeado...piquei e cozinhei no vapor até ficar macio. Em seguida dourei com um pouco de azeite de oliva, salpiquei sal e pronto, taí...ficou parecendo uma batata dorê, e não é a toa, pois o sabor parece batata mesmo, com um levíssimo toque diferente, talvez um pouquinho amargo. 


A vantagem é que o cará moela é mais firme que a batata e não se desfaz, ele mantém a forma mesmo após o cozimento, o que é interessante para algumas preparações, como esta que fiz. Pode perfeitamente substituir a batata em sopas, carne de panela, pães, bolos, salgados, purê, suflê, estre tantas outras opções. 
Recomendo fazer um purê meio a meio (batata e cará moela). 

Vale a pena experimentar novos alimentos...
Como diz o ditado "quem vê cara não vê coração", o cará moela é feinho mas é booooom!!

2 comentários:

  1. Sou fã do cará-moela e plantei aqui em casa e acho que deveria ser mais difundido seu cultivo pois é muito fácil, não exige muitos cuidados e produz bastante. Sem contar o sabor, que é ótimo! Moro em Itaboraí - RJ e por aqui muitas pessoas tem eu seus quintais. Muitos usam como planta ornamental para cobrir caramanchões.

    Samuel Carneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Samuel, concordo, nem eu conhecia o cará moela...adorei

      Excluir