Abacaxi

Que tal aproveitar a safra do abacaxi? O pérola é encontrado agora (de setembro a dezembro) é mais doce e menos ácido que o havaí, que é encontrado de dezembro a fevereiro. Ultimamente tenho comprado uns abacaxis muuuuito doces, tá uma delícia, geladinho então, hummm...

Foto: UOL

Mas vamos as informações nutricionais do abacaxi (Ananas comosus); contém diversas vitaminas e minerais, mas principalmente vitamina C que é ótimo para imunidade, além de ser um poderoso antioxidante, magnésio, que auxilia no controle de pressão arterial. Um alerta: as pessoas que tomam medicamentos diuréticos para o controle da pressão alta, perdem diversos minerais, entre eles o magnésio, portanto deve ser reposto constantemente.

A falta de magnésio no organismo prejudica o coração, por falta de oxigênio e reduz a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, que pode causar infarto, arritimia cardíaca e hipertensão arterial. O manganês tem ação hipoglicemiante, regula enzimas,é importante para saúde óssea e dos tendões,portanto é ótimo para pessoas com artrite, tendinite, hérnia de disco e osteoporose. Age como um anti-histamínico natural, diminuindo os sintomas alérgicos, sendo indicado no tratamento de dores de cabeça, enxaqueca e cefaléia. 


E ainda, contém fibras, é pouco calórico e é um excelente diurético. 
Popularmente é usado nas afecções de garganta, como expectorante e mucolítico nos resfriados, tosses e bronquites, como auxiliar na digestão e no emagrecimento. 

Contém bromelina, que é uma enzima proteolítica, que auxilia na digestão das proteínas, por isso que nas churrascarias servem de sobremesa fatias enormes de abacaxi, nosso estômago pode não "dar conta" de tanta carne e a bromelina do abacaxi ajuda bastante. Por essa característica, algumas pessoas utilizam o suco de abacaxi como amaciante de carnes, mas cuidado ao preparar, não ultrapasse 10 minutos senão a carne literalmente desmancha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário