Abacate


O abacate (Persea americana) é um excelente antiinflamatório, rico em gordura de boa qualidade, a monoinsaturada, β-sitosterol, que auxilia na redução do colesterol e na modulação do cortisol. É uma fruta ótima para auxiliar na diminuição da compulsão no final da tarde, pois ajuda a diminuir o cortisol, que é o hormônio do estresse e contém ácido oléico que diminui a pressão arterial. E ainda, diminui a barriga, pois o cortisol é um dos hormônio responsáveis pelo armazenamento de gordura na região abdominal.

Contém diversos minerais como ferro, magnésio, cálcio, fósforo e vitaminas antioxidantes A e E, que atuam na redução da inflamação dos adipócitos (células de gordura), algumas do complexo B: B1, B2 e B6 e vitamina C. Outras fontes importantes de β-sitosterol: castanhas e semente de abóbora e ácido oléico: macadâmia, açaí e azeite.

O abacate é uma das frutas que mais se destaca pela sua qualidade nutricional. É rico em ácido oléico e β-sitosterol, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias. Em um estudo com dieta enriquecida com 1,68 g de fitosteróis por dia, os níveis de colesterol total e LDL ("colesterol ruim") diminuíram, portanto, o consumo moderado de abacate atua na redução do risco de doenças cardiovasculares. 

Fonte: SALGADO et al . Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia deratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 28, n. 4, Dec. 2008.

Com todos esse benefícios, o abacate deixa de ser vilão e torna-se um aliado na saúde das pessoas, sendo benéfico na reeducação alimentar e no emagrecimento, pois a gordura nele contida promove saciedade. E para obter todos os benefícios do abacate, basta consumir diariamente 1 colher de sopa. Consuma em sucos e vitaminas, saladas, patês ou então esse creme tipo mousse de abacate com cacau: é só bater o abacate com o mixer, adicionar cacau em pó e adoçar a gosto (mel, agave ou stévia), uma ótima opção para incluir no lanchinho da tarde para diminuir a vontade de doces. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário